Pesquise
domingo, 12 de setembro de 2010
"Carinho antes é interesse. Depois, é relacionamento"
A TECNISA comprova o quanto a capacidade de atingir o efeito esperado, da forma premeditada, é positivo para a empresa. No caso, seus números ilustram claramente seus objetivos: aumentar, significamente, o número de indicações de seus clientes. No caso, em 2001, apenas 3% da clientela se sentia confortável ao fazer uma indicação dos produtos / serviços da TECNISA.
Diante desse cenário, houve um trabalho de Marketing de Relacionamento. Os números de investimento em Relacionamento são diretamente proporcionais aos resultados: em 2004, 18% dos clientes indicavam a TECNISA; 2005, 22% indicavam e a meta de 2007, foi de 30% de indicação.
Nesse contexto, as estratégias utilizadas podem ser mensuráveis, pois elas são quantificadas de acordo com o retorno do cliente, como o envio de material institucional de acordo com o cronograma das obras. Outra técnica encontrada foi o aumento do ponto de contato entre cliente e empresa, desde relacionamento de marketing ao departamento jurídico e contas a pagar. No atual mundo da prestação de serviços e bens de consumo, a TECNISA comprova que entende de saber ouvir clientes e transformar suas reclamações e opiniões em faturamento.
Para o alcance do sucesso da empresa, ficou claro que houve uma sinergia entre todos os funcionários para que os valores da empresa norteassem a todos.
Em virtude do atual cenário do mundo de prestação de serviços e bens de consumo, as instituições têm investido cada vez mais na segmentação da comunicação, atendendo às expectativas dos consumidores envolvidos numa política clara de relacionamento.
Há quase meio século, neste mesmo cenário, bastava informar, pois a propaganda e o marketing são fenômenos da era industrial. A comunicação era apenas informativa, visto que o que era produzido, por ser novidade, bastava por si só.
Não me arrisco em afirmar que, a comunicação sofisticada, complexa e motivadora, despertando desejo latente, oriunda da produção em larga escala, tem que, cada vez mais, dar espaço para o Marketing de Relacionamento e a Comunicação dirigida.
A qualidade, que muitas vezes é um valor relativo, e o preço não são mais diferenciais ou fatores de escolha. Nesse contexto, a oferta de serviços e produtos é altíssima, fazendo assim um frutífero campo para o Marketing de Relacionamento e a Comunicação Dirigida.
Diante de um resultado com índice de 97% de satisfação dos clientes, desde o relacionamento com a empresa, quanto o “solucionamento” de suas aspirações, a TECNISA comprova a relevância do Marketing de Relacionamento.
É evidente que, a TECNISA está num cenário com grande oferta de construtoras, o que permite este posicionamento. Além do mais, não há relacionamento que perdure sem qualidade dos serviços prestados e produtos oferecidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário