Pesquise

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Uma feira, várias ferramentas de Marketing





A 21ª Bienal Internacional do Livro de SP consolida sua participação no calendário de eventos do Brasil como a principal feira do segmento editorial, de entretenimento e cultura.

Já são mais de vinte anos e por ela passam em torno de 700.000 pessoas. É o grande encontro do setor livreiro, com participação de editoras, os principais players de Ponto de Venda, editores, autores, compradores, estudantes e professores.
Nesta edição,que ocorre entre os dias 12 (apenas para envolvidos no mercado livreiro/editorial) a 22 de Agosto que é realizada pela CBL , a organização e comunicação são feitas pela conceituadíssima Reed Exhibitions e Alcantara Machado. Juntas, elas estão conseguindo unificar um sentimento que antevê a inauguração da feira: a “bienalização” de SP, de autoria do Conselhos de Curadores.

Entre as ações, o grande propósito é envolver a cidade de SP, não só com ações de mídia mas com intervenções. Envolver 12 milhões de habitantes que vivem em São Paulo não é nada fácil, mas é a proposta. Outro ponto é o envolvimento das redes sociais, disseminando fatos da cidade, por intermédio da instantaniedade e multiplicação do meio. Além das grandes empresas envolvidas na construção da feira e sua comunicação jornalística, a comunicação publicitária ficou por conta da Age. A agência basesou-se no mote “Vem aí a 21ª Bienal do Livro de São Paulo” e com o “A Cidade Abraça o Livro”, sua comunicação foi feita no Twitter, Facebook para multiplicação da campanha., visto que o livro digital será um dos quatro temas centrais que irão compor a riquíssima programação cultural com 700 atividades e mais de 400 horas – as outras âncoras da agenda serão Monteiro Lobato, Clarice Lispector e Lusofonia.

Como estagiário de Marketing da Editora Idéias & Letras (www,ideiaseletras.com.br) / Ed. Santuário (www.editorasantuario.com.br), tenho me impressionado com os inúmeros contatos com a equipe de assessoria de imprensa da Bienal. São vários e vários releases com informações de pré-lançamentos de editoras, lançamentos específicos para o evento e ações de PDV. Contato com uma assessoria de imprensa que transmite nosso conteúdo para o site da feira e para os variados veículos do Brasil, é fundamental.

A 21ª Bienal realmente será lembrada, afinal são mais de R$9 milhões para a divulgação da feira. Só a Rede Globo de Televisão vai levar ao ar 50 inserções nos programas de maior audiência da emissora! Claro, qualquer forma de comunicar um evento como esse, com fomento à leitura e compromisso cultural é, no mínimo, o básico!

Como não poderia deixar de ser, a Editora Idéias & Letras / Santuário tem preparado ações específicas para a 21ª Bienal. A Santuário, comemora seus 110 anos de existência com ações de interatividade com no seu estande na Rua K, n° 51. Para isso, a Editora Santuário promove ações que tem por objetivo a participação do público na Votação da Melhor Capa do lançamento de Novembro, quando a editora comemora 110 anos de atuação no mercado editorial. Com essa ação, seu público escolherá, a partir de uma sinopse, três estudos de capa para o livro Ensinando a Rezar. Muito mais do que uma ação de interação com seu consumidor, essa atividade pretende abrir espaço para que o público tenha participação no seus 110 anos de história. Aderindo a tecnologia, a ação que pretende atrair e cativar os visitantes é a utilização do Bluetooth como ferramenta de Mobile Marketing. Através de envio rotativo via bluetooth, o estande da Editora Santuário, juntamente com seu Selo acadêmico Idéias & Letras, enviará conteúdos promocionais e institucionais. A Idéias & Letras pretende promover acesso ao seus livros acadêmicos, biográficos, de comportamento e coleções exclusivas, tais como a Companions & Companions, uma tradução exclusiva da Cambrigde University. A Editora Santuário e a Idéias & Letras preparam ação com grandes Descontos Progressivos para seus públicos. Com a compra de um único livro, o leitor ganha 10% de desconto; dois livros, ganha-se 15% de desconto; 5 livros ou mais, o desconto é de 25%. Por meio da promoção e com seus títulos exclusivos, a Santuário e a Idéias & Letras incentivam o prazer pela leitura. A Ed. Santuário, que possui mais de 7 milhões de títulos publicados, leva em torno de 400 títulos para exposição, juntamente com seu selo Idéias & Letras.
A 21ª Bienal Internacional do Livro de SP fica aberta das 10h às 22h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, Zona Norte, junto à Marginal do Tietê e próximo à Ponte das Bandeiras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário