Pesquise

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Uma put$%¨sacada







Como já falei no post “Figuras: intenção de comunicar”, a publicidade não é arte, apesar de utilizar de recursos artísticos.

No caso da campanha da AT & T, uma operadora de telefonia celular, a agência soube como fazer uma campanha muito pertinente e com belos anúncios. No caso, a maioria das peças são impressas, de duas páginas, ou outdoor,informando o mote básico da campanha: a presença da operadora no mundo todo. Nesse exemplo, o conteúdo e a forma estão em perfeita harmonia, o famoso “1 + 1 = 3”, afinal as peças trazem imagens que sugerem a cultura dos países desenhadas em mãos, as verdadeiras operadoras dos celulares que são as ferramentas pelas quais as operadoras de celular trabalham.

As ilustrações seguem com a seguinte frase: “Works in over 200 countries, like Brazil”. Ou seja, a operadora endossa que tem funcionamento em mais de 200 países, citando algum específico. No caso da citação determinada, a propaganda traz imagens da cultura do país, recriando pontos turísticos, com uma bela e simpática linguagem.

Acredito que quando a propaganda une a linguagem artística com elementos culturais, a adesão do público é imediata, visto que a comunicação se fundamenta nos conhecimentos, hábitos e natureza dos países que são “cobertos” e “protegidos” pela atuação da operadora de telefonia móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário