Pesquise
terça-feira, 22 de junho de 2010
À imagem e semelhança da perfeição
Aqui vai uma das minhas paixões: os utilitários esportivos, ou SUVs, como são chamados nos EUA (o maior mercado dos jipões V8 do mundo). Acontece que o Cayenne é mais do que utilitário, é mais que um jipão de luxo, é um verdadeiro esportivo com DNA Porsche.
Com 180 quilos mais leve (o mesmo foi feito para o VW Touareg, jipão que compartilha tecnologia de montagem com Cayenne), em função da economia de combustível, a nova geração do utilitário segue com o novo câmbio Tiptronic S, com 8 (!!!!) velocidades e sistema Stop & Start, para melhor autonomia do carro.
Como já era de costume, a gama de opções são variadas: 3.6 V6 que agora passa a entregar a 300 cv, contra 290 cv do anterior e 3.0 V6 de 240 cv, 4.8 V8 de 400 cv e o 4.8 V8 biturbo de 500 cv da versão Turbo. Além dessas, como a proposta das montadoras têm sido a preocupação ambiental, a Porsche oferece a opção Híbrido (Cayenne S Hybrid) com uma motorização V6 de 300 cv que consegue atingir a autonomia de 12,9km/l, segundo dados da montadora. Ainda sim são dados surpreendentes, pois é quase um Toyota Corolla.
Quanto ao design, a marca manteve a proposta de robustez que o jipe já tinha, com desenho mais harmonioso, esportivo e com detalhes próximos ao do irmão Panamera. A traseira que foi um pouco criticada, pois a lanterna lembra mais os carros asiáticos do que os alemães, apesar da profusão de leds.
DNA Porsche, chave de ignição do lado esquerdo, couro bege, 500cv de potência, novo console à moda Panamera, o novo Porsche Cayenne 2011 definitivamente continuará sendo o carrro campeão de vendas da montadora de Stturtgart. É uma pena não haver as autobans alemãs por aqui...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário