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quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Propaganda e Cerveja



É verão. É tempo de cerveja gelada com amigos. Daí me lembrei de um projeto de Iniciação Científica que fiz, com mais alguns amigos, no Primeiro ano de Facul.

Seguem um pouco das nossas considerações:

Após a aplicabilidade do teste, observamos que o público escolhido, confirmou nossas expectativas, uma vez que a grande maioria escolhe sua marca de cerveja, inconscientemente pelo apelo atrelado às celebridades nas campanhas publicitárias de cerveja.

Essa conclusão é respaldada pela ação dos questionários aplicados:
a grande maioria dos alunos escolhe Brahma como a marca preferencial e seguida a Antártica. Posteriormente, o público (88,4 %) afirma que não se sente influenciado pela campanha publicitária, porém isso foi contrariado no resultado obtido nos testes práticos:
em que o Total de acerto foi de apenas 6,6 %, o Total de erros foi de 38,3 % e com
2 corretas, o numero foi de 48,3%, sobrando 6,6% de pessoas que acertaram apenas 1 cerveja.

Em seguida, o público foi submetido a dois testes visuais, em que no primeiro, a lembrança sobre as celebridades que fazem campanha de cerveja foi grande e no segundo, a relação entre celebridade e marca foi maior ainda (85%).

Nesse sentido, concluímos que o esforço de marca exercido pelas cervejarias é mais forte do que a diferenciação que o publico acha que cada cerveja possui quanto ao sabor, pois o número de “mind recall” (lembrança) sobre o apelo que cada celebridade exercida em suas específicas campanhas foi 78,4 % maior do que o acerto em relação ao sabor que, teoricamente diferencia cada cerveja.

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