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segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Análise de Discurso: informação e contra-informação "nos anos de chumbo"



Pessoal, além de outros objetivos, este Blog nasceu com intuito de divulgar alguns projetos e compartilhar assuntos relacionados à Comunicação, Publicidade e trabalhos acadêmicos. Como estou finalizando mais uma etapa na minha vida, compartilho com vocês o resumo do meu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado de Análise de Discurso: informação e contra-informação nos "anos de chumbo". O projeto é de caráter monográfico e me rendeu nota máxima e aprovação final do curso de Publicidade e Propaganda.
Segue resumo:

O presente trabalho tem por tema a análise dos anúncios publicitários veiculados na revista Quatro Rodas entre os anos de 1968 e 1969, período compreendido na Ditadura Militar (1964 – 1985) brasileira.

Para isso, objetiva-se investigar quais as principais diferenças entre os discursos da “Informação”, que se trata de tudo que é promovido e imposto pela ordem vigente (leia-se a temática de órgãos e meios de comunicação envolvidos com o sistema de governo) e os discursos da “Contra-Informação” (temática de manifestos, músicas e discursos dos artistas e intelectuais contrários ao sistema). Também se procura identificar os elementos da linguagem persuasiva que contribuíram para o posicionamento dos dois discursos publicitários destinados a jovens, como o uso das figuras de linguagem.

Esse projeto cuida primeiro em conceituar os termos publicidade, propaganda, discurso, linguagem e ideologia. Posteriormente, trata-se do contexto da produção dos anúncios publicitários, o cenário da Ditadura Militar brasileira, com foco especial aos anos de 1968 e 1969, já caracterizados pela efervescência cultural da população e pela repressão política governamental.

Em seguida, trabalha-se sobre a Sociologia, sua origem e suas teorias (correntes) que ilustram o posicionamento e a visão de mundo do enunciador. Essa passagem pela Sociologia pretende verificar quais as ideologias presentes nos discursos da “informação” e da “contra-informação” dos discursos publicitários destinados a jovens à época, através das teorias (correntes) sociológicas.

Em seguida, apresenta-se um elemento lingüístico que farão parte das análises, que são as figuras de linguagem, visto que são usadas como estratégia de persuasão na produção de sentido dos anúncios.

Pode-se observar, após as análises, que os anúncios publicitários à época evidenciam posicionamentos ideológicos com as teorias sociológicas presentes em seu conteúdo, sejam de maneira metafórica ou com menos recursos estilísticos.

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