Pesquise

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O futuro agora



Metodologia, datas rígidas, introdução, sumário, banca, orientador, prazos, apresentação. São várias conceituações e determinações relativas à produção de um Projeto Experimental por um aluno de graduação. No primeiro momento até parece que vai ser complicado diante das inúmeras exigências, mas com planejamento, sistemática e disciplina, o “corpo” do que será seu projeto, monográfico ou profissional, é entregue conforme manda o figurino.

Para a confecção do projeto é preciso planejamento, visto que o aluno tem que definir e organizar a hierarquia de suas ações para um futuro próximo. Assustadoramente próximo, aliás.

Além de planejamento, é preciso pertinência e perspicácia, afinal, exige-se pertinência na coerência da temática que será desenvolvida durante a produção do aluno de Publicidade e Propaganda. Muito embora estejamos vivendo um cenário de comunicação integrada, geração de conteúdo e novas disciplinas de comunicação, um publicitário não vai produzir projeto relativo às demais áreas de conhecimento.
Outro valor exigido é a perspicácia. Segundo o Dicionário Houaiss, “perspicaz” é “que vê bem; sagaz”. No universo do aluno de graduação preocupado com a boa produção do chamado “TCC”, ter perspicácia se traduz na seleção de temas atuais, plataformas de comunicação ainda pouco estudadas e / ou conteúdos humanos com novas interpretações.

Quanto à sistemática, segundo o Dicionário Houaiss, a palavra consiste em “conjunto de elementos classificados e organizados segundo um ou mais critérios”. Além disso, no universo do aluno, fazer sua sistemática na produção do TCC é ter critérios para avaliar prioridades e “fazer tempo”. “Fazer tempo” pode parecer uma expressão metafórica, mas para nós é definir prioridades, afinal nossa vida continua, o estágio continua a todo vapor, os convites de baladas ainda estão lá. Enfim, “fazer tempo” para o TCC é dedicação para leitura, para sua produção, para pesquisas, para o objeto de estudo e todos os pormenores relativos ao projeto.

Não é difícil, apenas tem uma sistemática própria que se traduz em estudo, esforço, disciplina e entrega. Quem sabe essa entrega gere um 10 no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário