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sexta-feira, 18 de março de 2011

É preciso integrar




“Comunicação Integrada de Marketing – Gestão dos elementos de comunicação. Suporte às estratégias de Marketing e de Negócio da empresa” é obra publicada pela Editora Atlas e de autoria de Duda Pinheiro e José Gullo.

Através do curso de mesmo nome pela ESPM, tive contato com a obra há alguns meses. Atual, de fácil acesso e de linguagem simples, o livro é dedicado para alunos de comunicação e marketing e profissionais com pouco tempo de atuação, pois a publicação é muito iniciante, mas bem contundente.

Basicamente, como o nome sugere, o texto enfatiza a necessidade de uma gestão de comunicação integrada de marketing para que a empresa sobreviva no atual (e recustomizado) cenário mundial da comunicação, cada vez mais multicanal e preocupado com as reações e necessidades pontuais do público consumidor e potencial alvo da estratégia de marketing.

Através do Planejamento de Propaganda (New Midia); Planejamento de Promoção de Vendas; Planejamento de Merchandising e Planejamento de Propaganda (Midia), tudo se concentra numa Planilha chamada de PLANEJAMENTO CONSOLIDADO (Calendário). O intuito é mostrar de maneira integrada, anualmente, a comunicação de Marketing de um anunciante baseada no seu mercado (Linear, Sazonal ou Peculiar) orientado pelo intervalo de variabilidade das vendas. A partir daí, se planeja os recursos de Comunicação de maneira Continua, Concentrada ou Reversa (mista).

Vale indicação para cursos de Comunicação Social (habilitação em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo), de Marketing e de Administração que possuem disciplinas ligadas à comunicação de marketing. Vale indicação do curso na ESPM também.

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