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sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Share of heart



A propaganda já foi informativa. No cenário em que os produtos eram apenas novidade, bastava uma comunicação simples e informativa para que o produto / serviço fosse procurado.

A medida que a capacidade produtiva foi aumentando, o número de concorrência crescia, o marketing surgia com suas determinações e a produção ficava em larga escala, a propaganda assumiu um papel mais persuasivo, com utilização de apelos e argumentos suficientes para diferenciar produtos num cenário de iguais.

Hoje, já não basta informar, seduzir, é preciso engajar! Atualmente, vem crescendo uma geração de pessoas que estão mais céticas e emancipadas quanto ao conteúdo de mercado. Se a comunicação mercadológica não for coerente com seus valores, princípios da empresa, se não houver uma propaganda mais direta, mais personalizada e que busca relacionamento, a empresa está fadada ao descrédito. Neste contexto, algumas soluções vêm sendo utilizadas.

O branded content é uma delas. Parece um nome difícil, mas não é. A ferramenta consiste numa prática publicitária de associar conteúdos à marca, ou vice-versa. Essa associação deve ser feita de forma sutil e criativa para realmente envolver os públicos de interesse da empresa.

De acordo com o último relatório do Custom Publishing Council (CPC), os gastos com Branded Content duplicaram em 2009. Só nos Estados Unidos, o gasto total com Branded Content foi, em média, US$ 1,8 milhões por empresa. Pouco mais da metade (51%) foi investido em publicações impressas, 27% em internet e quase 1/4 (22%) em televisão e rádio. A estimativa é que, em 2010, quase 60% das marcas devem duplicar os números de 2009. O estudo também constatou que:

61% das marcas acreditam que o Branded Content é “mais eficaz” que a mala direta.
Um pouco mais da metade (54%) usam o Branded Content para educar os consumidores.
As marcas destinaram quase um terço (32%) dos orçamentos em Branded Content.
24% pretendem aumentar os gastos de conteúdo de marca em 2010.
78% dos entrevistados relataram que o Branded Content é mais eficaz do que a própria publicidade.


Nesta nova ferramenta, a carga emocional deve ser considerada, afinal, é com a experiência com a marca que faz com que o mind recall seja mantido por mais tempo. Estamos na época de “share of heart” e não só “share of market”.

No exemplo a seguir, fica muito claro esta nova proposta. Se trata de uma produção de 12min, com uma linguagem de cinema fantástica para mostrar uma marca por duas vezes e de maneira indireta.

Vale a pena conferir. É uma aula de propaganda atual, branded content, linguagem de cinema e produção.

E você, conseguiria converncer o anunciante a fazer um filme de 12 min (!!!) com uma super produção para mostrar sua marca por duas vezes? Imagina só a veiculação no Fantástico, seria possível? Como coordenar todo o Plano de Mídia? O Kinomaxx seria uma sugestão? No Youtube são mais de 5.587.831 views (21/10/2010 às 14:30h).

Filme: Signs (Signos)
Produto: Schweppes
Agência: Rede Publicis

Link: http://www.youtube.com/watch?v=uy0HNWto0UY

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