Pesquise

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Guerra e o conflito sanguíneo





Jake Gyllenhaal, Tobey Maguire, Natalie Portman formam um triângulo amoroso. Parece um drama clichê de romance, correto? Não. Não porque o filme ENTRE IRMÃOS ainda adiciona a Guerra dos EUA contra Afeganistão como plano de fundo e o fato de Jake e Tobey serem irmãos.

Tobey é Sam, um respeitado capitão que tem uma esposa linda (Natalie Portman) e duas filhas. Já na Guerra, o clímax do longa acontece quando Sam é capturado por afegãos e todos nos EUA acreditam que ele foi morto. A partir daí, aparece Jake Gyllenhaal, o irmão problemático que estava preso e servirá de ombro amigo para a enviuvada esposa.

O mundo dos dois irmão aparentemente são mutualmente opostos entre si. Enquanto Jake é o irmão rebelde e malandro, Tobey é o nerd responsável. Parecem mundos diferentes, mas quando Tobey volta da Guerra com uma lembrança terrivelmente assustadora, seu irmão já está virando a figura paterna de sua família.

Outro ponto muito bem trabalhado no longa é a questão das consequências e da hereditariedade que uma guerra causa na vida dos envolvidos diretos e indiretos. Assim como Tobey volta com outra personalidade do conflito, seu pai, Hank, vivido por Sam Shepard, passou no Vietnã por um trauma semelhante ao que Sam agora enfrenta no Afeganistão, o contato com a morte.

O conflito amoroso do longa ENTRE IRMÃOS é envolvente, o enredo bem costurado, um pouco previsível, mas ainda sim plausível. Além disso, há excelente atuação dos atores, sobretudo Tobey Maguire (você vai esquecer o homem-aranha)envolvidos numa discussão que é sobre as consequências dos conflitos de guerra na formação dos soldados. Seja no Vietnã ou no Afeganistão.

2 comentários:

  1. Nossa, há quanto tempo não leio seu blog! Jake Gylleenhaal e a Natalie Portman são uns dos meus atores prediletos, eu assisti Black Swan não faz muito tempo e achei ótimo. Você viu? Deveria fazer um post, quero ler a sua opinião.
    Muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  2. Pierre, querido, nossa, só agora que lí esse post hehehe, ando meio distante do Blog por causa do ano corrido da facul hehe.Concordo em gênero, número e grau com você!Sim, amei o Cisne Negro e já postei também! Abraço

    ResponderExcluir